sexta-feira, 16 de julho de 2010

Governo Manuel Zelaya


José Manuel "Mel" Zelaya Rosales (n. Catacamas, 20 de setembro de 1952) é um político hondurenho.

Zelaya foi eleito Presidente de Honduras depois de ganhar as eleições do 2005 pelo Partido Liberal, em frente a seu contrincante do Partido Nacional Pepe Lobo. Assumiu o 27 de janeiro de 2006, sucedendo a Ricardo Maduro pelo período que duraria até 2010.

No entanto, o 28 de junho de 2009 foi deposto em um golpe de Estado depois do qual foi expulso do país, depois do qual Roberto Micheletti assumiu governo de fato poder. Segundo seus opositores, a destituição de Zelaya produziu-se por ordens do Suprema Corte de Justiça de Honduras devido à suposta comissão de delitos graves, como traição à pátria,legalização de drogas e outros; em tanto, seus partidários afirmam que foi expulso ilegalmente pelo exército e o Corte.

Estes fatos têm sido condenados por grande parte da comunidade internacional, incluindo a Organização dos Estados Americanos e as Nações Unidas, que têm advogado pela restituição de Zelaya. Na atualidade, até pouco tempo atraz Zelaya atua como presidente no exílio enquanto se encontra na embaixada do Brasil em Tegucigalpa.


http://www.rnw.nl/data/files/images/lead/zelaya_8.jpg

http://pt.wikipedia.org/wiki/Manuel_Zelaya

Nenhum comentário:

Postar um comentário