terça-feira, 20 de julho de 2010

O Golpe de Estado

O golpe de Estado que depôs o presidente de Honduras, Manuel Zelaya, no último dia 28 de junho, isolou o país diplomaticamente e reviveu um clima de precariedade política que marcou a América Central durante todo o século 20. Neste período, a região foi palco de golpes militares e laboratórios de regimes comunistas, à sombra dos Estados Unidos.

A crise começou com a tentativa do presidente deposto de fazer, sem apoio político ou amparo legal, um referendo popular para tentar mudar a Constituição do país, com o objetivo de permitir a reeleição presidencial.

Sem apoio do partido que o elegeu e com minoria no Congresso hondurenho, o plebiscito de Zelaya também foi proibido pela Suprema Corte, com respaldo do Ministério Público e do Exército. Numa situação inusitada, o presidente foi detido na manhã do dia 28 de junho pelos militares, ainda vestindo pijama, e levado para um voo com destino à Costa Rica.

Roberto Micheletti, ex-líder do Congresso, assumiu o governo interino até as próximas eleições, enquanto Zelaya foi impedido de voltar ao país, sob ameaça de prisão, a menos que seja anistiado.

http://www.pimentanamuqueca.com.br/wp-content/uploads/tegucigolpeliberati.jpg
http://educacao.uol.com.br/atualidades/golpe-de-estado-honduras.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário