domingo, 18 de julho de 2010

Sem Fidel, Raul Castro discursa em comemoração à revolução

Raul Castro Cuba

O presidente cubano Raul Castro fará uma aparição pública nesta segunda-feira, durante as comemorações que marcam o aniversário da Revolução de 26 de julho de 1953. Espera-se que o líder anuncie o prometido pacote de reformas econômicas e que liberte um grande número de presos políticos.

Apesar das recentes aparições públicas, Fidel Castro não irá participar do evento. Aos 83 anos, o cubano foi afastado da presidência em 2006 após uma complicada cirurgia. Para homenagear os mortos na Revolução de 1953, Fidel visitou no sábado um túmulo em Artemisa, saudou o povo e leu em pé uma mensagem "aos combatentes revolucionários de toda Cuba".

As comemorações do evento ocorrem sempre em locais diferentes da ilha. Este ano, o rally será realizado ao lado do mausoléu de Ernesto Che Guevara, na região central de Santa Clara, a 280 quilômetros de Havana. Cerca de 100.000 pessoas são esperadas.

Revolução de 1953 - A data marca o ataque liderado pelos Castros contra o Quartel de Moncada, na cidade de Santiago, e um pequeno posto militar próximo a Bayamo. A a operação foi um fracasso. Mas a maior parte da população a considera, no entanto, o começo da revolução que culminaria na expulsão do ditador Fulgêncio Batista em 1959.


http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/raul-castro-discursa-durante-comemoracoes-do-26-de-julho

Nenhum comentário:

Postar um comentário